Vinho e chocolate, combinação perfeita para a páscoa


O sommelier Rodolfo Chaves, da importadora Casa Flora, ensina como harmonizar vinho com chocolate

Almoço de páscoa é sinônimo de família reunida, alegria e claro, muito chocolate. A troca de ovos é uma tradição milenar, inicialmente relacionada ao cristianismo, mas que hoje ganhou adeptos de todas as crenças e idades.

Pensando nessa fartura de doces, a importadora Casa Flora convidou o sommelier Rodolfo Chaves para dar dicas de como harmonizar perfeitamente vinho e chocolate.

“A harmonização com chocolate é uma das mais difíceis que existe e permite grande possibilidade de variação”, explica o sommelier. Aproveite essas dicas e transforme seu almoço de páscoa em algo sofisticado e surpreendente para seus convidados.

Chocolate amargo – “A força e concentração deste tipo de chocolate pede vinho com igual intensidade, sugiro o Vintage 2007 Duorum pela sua fruta e densidade de sabor e aromas”.

Chocolate ao leite – “Esse tipo de chocolate é menos intenso que os demais, aqui a flexibilidade pode tomar conta, sugiro o Madeira Justinos 3 anos doce, um vinho com doçura e maciez capazes de harmonizarem bem”.

Chocolate com amêndoas – “Aqui temos mais complexidade do que força, o vinho que sugiro que pode harmonizar com o sabor do chocolate com a amêndoa é o Madeira Justinos Boal 10 anos, sendo este um vinho com doçura o suficiente para harmonizar com o chocolate e envelhecimento que confere aromas de sabores delicados para harmonizar com a amêndoa”.

Chocolate com frutas – “As frutas tropicais dão um certo frescor ao chocolate, o que possibilita a harmonização com um vinho igualmente doce e fresco, para esta sugestão indico dois vinhos, Recioto Bertani DOC Valpantena, um clássico tinto doce da Itália, não é um vinhos fortificado, tem menor teor alcoólico, mais acidez, aromas e sabores frutados e o Lombardo DOC Marsala Ambra Dulce Superiore, fortificado de uvas brancas da região da Sicilia”.

Chocolate trufado – “Para harmonizar com este vinho sugiro um porto Messias LBV 2000, um vinho com menos tempo de barrica e mais fruta e sabor marcante”.

Chocolate crocante – “De sabor marcante e intenso para sabor marcante e intenso, sugiro o Madeira Justinos 10 anos para esta harmonização”.

Chocolate com marshmelow – “Sobremesa com grande intensidade de aroma e sabor, pede um vinho da mesma linha de grandeza, sugiro o Porto Messias 10 anos para esta harmonização”.

Chocolate brancoEm se tratando de harmonização de uma modo geral com certeza é uma das mais difíceis, por conta do forte sabor de manteiga de cacau do chocolate branco.

0 comentários:

Postar um comentário