Monsaraz Premium Tinto


CLIMA: Clima mediterrâneo, com o verão muito quente e seco e com invernos frios com períodos de chuvas concentrados (600mm/ ano). Na estação estival registram-se grandes amplitudes térmicas, sendo a insolação superior a 3000 horas por ano.

SOLOS: Dominantemente derivados de rochas eruptivas de que se destacam os Quartzo, algumas manchas de derivados de Xisto.

CASTAS: Alicante Bouschet, complementada com outras castas DOC

VINIFICAÇÃO: As uvas provenientes da vindima manual dos nossos associados são descarregadas e esmagadas.

A fermentação alcoólica decorre em cuba inox, após a qual é realizada a fermentação maloláctica em barricas de carvalho francês nas quais estagia posteriormente durante oito meses. Após este período cumpre três meses de estágio em garrafa.

PROVA ORGANOLÉPTICA: Vinho retinto com aromas de frutos negros e algumas notas florais, de cacau e café, na boca é denso, profundo, com final complexo e frutado.

ESTÁGIO E CONSUMO: As garrafas devem repousar deitadas, com o vinho em contacto com a rolha, em local fresco (cerca de 12ºC) com alguma umidade (75% de umidade relativa). Estas condições deverão manter-se constantes durante todo o ano. Este vinho poderá ser consumido de imediato, ou se preferir, poderá deixá-lo estagiar seis a oito anos. Acompanha bem pratos de caça, carnes de porco grelhadas ou assadas e queijos de cura.

Deverá ser consumido à temperatura de 16-18ºC.

0 comentários:

Postar um comentário